11 março, 2024

Classe 2 - Religião e Teologia

    

    Olá leitor(a). Desta vez vou falar-te da classe 2 de livros, que se encontra nesta Biblioteca. O tema é a Religião e Teologia.

   

    Sendo que existem diversas religiões,  devemos respeitá-las, independentemente daquela em que acreditamos. As diversas visões, crenças ou cultos, levam-nos a ponderar sobre a história passada, mas não podemos esquecer que seremos sempre todos iguais, apesar das diferenças. 

    Convidei o Sr. Padre Manuel Gonçalves, professor deste Agrupamento, a quem muito agradeço pela sua disponibilidade, de nos prestar por escrito, as seguintes palavras sobre o tema: "A religião, nos seus múltiplos significados possíveis, procura ligar-nos a Deus e aos outros, os que vêm do passado e os que vivem na atualidade, acolhendo e respeitando as características de cada um e de cada comunidade. Assim sendo, também pressupõe uma escolha livre que, em último caso, pode ser a de escolher não seguir nenhuma religião e não se envolver em nenhuma comunidade religiosa. A consciência é inalienável, santuário onde nos encontramos connosco e com o Transcendente, logo não pode ser nem invadida, nem forçada, nem manipulada. A religião sanciona o livre arbítrio e o respeito por quem pensa ou vive diferente."

    Desta forma, vamos crer no que desejamos para o nosso bem estar, a nossa felicidade e, acima de tudo, para a união e a paz entre os povos e religiões.

As cinco maiores religiões do mundo - John Bellaimey

Encontram-se alguns livros na Biblioteca, que podes ler para conheceres novos contextos religiosos e culturais.

Prof. Lucília Monteiro

2 comentários:

Ana Fernandes disse...

Sem duvida!

Manuel Gonçalves disse...

Belíssima iniciativa... desafiar a leitura... porque esta também nos liga aos outros, no saber, nos costumes, na interpretação da vida e do mundo... o diálogo e a tolerância são possíveis quando nos predispomos a conhecer os outros, os seus mundos, o seu sentir, a sua história, os seus propósitos...
Obrigado