Sugestões de Leitura |
Nos últimos anos, tem-se discutido amplamente sobre a qualidade e a natureza dos produtos oferecidos nos bares e cantinas escolares. Essa reflexão é essencial, já que as escolhas alimentares dos alunos no ambiente escolar têm um impacto direto na sua saúde, no desempenho escolar e nos seus hábitos alimentares ao longo da vida. Para muitos alunos, as refeições ou lanches consumidos na escola representam uma parte significativa da sua alimentação diária. Neste contexto, torna-se fundamental que os bares escolares promovam alternativas saudáveis, passando a disponibilizar frutas frescas, iogurtes naturais, pão integral/mistura, sumos naturais e frutos secos. Além disso, medidas como a proibição da oferta de produtos ricos em açúcares e gorduras saturadas, contribuíram para a formação de hábitos mais equilibrados.
Nesse sentido, é essencial que os alunos e os seus Encarregados de Educação estejam envolvidos neste processo para que as boas escolhas alimentares sejam vistas como naturais e prazerosas, e não como uma imposição.
Com uma orientação adequada e opções
atrativas, as escolas podem contribuir significativamente para o
desenvolvimento de uma geração mais saudável, crítica e consciente dos impactos
das suas decisões alimentares.
O Coordenador da Saúde
Fernando Coelho
![]() |
O Bar da Nossa Escola |
Atividade "Fui ao Douro à vindima" |
Atividade “Fui ao Douro à Vindima” |
Atividade “Fui ao Douro à Vindima” |
O dia 20 de outubro marca o Dia
Mundial de Combate ao Bullying, prática cometida e sofrida especialmente por
crianças e jovens. Segundo a UNICEF, um em cada três jovens entre 13 e 15 anos
de idade é vítima de bullying na escola em todo o mundo.
![]() |
Dia Mundial de Combate ao Bullying |
Para trabalhar este tema, a Biblioteca Escolar em colaboração com o Núcleo
da Escola Segura de Moimenta da Beira, convidou os alunos do 6º ano para
participarem numa Sessão de Esclarecimento dinamizada pelo Sr. Guarda Nuno Matos,
a quem expressamos o nosso agradecimento pela excelente colaboração nesta
iniciativa.