A palavra Halloween vem da expressão inglesa Hallow Even.
Hallow significa santo e even quer dizer véspera.
Assim, Hallowe’en (com apóstrofo a assinalar a ausência da letra “v”) significa a véspera do Dia de Todos os Santos, celebrado a 1 de novembro. Curioso, não é?
Embora seja uma festa mais associada aos países anglo-saxónicos, o Halloween tem vindo a ganhar expressão em muitas culturas, sobretudo por despertar a imaginação, a criatividade e o espírito de comunidade.
A nossa escola encontra-se num meio maioritariamente rural, onde muitos alunos convivem diariamente com a natureza e com os frutos da estação.
Nesta época, destacam-se sobretudo as abóboras, abundantes nas hortas da região e simbolicamente associadas à celebração do Halloween.
Aproveitando este contexto, o Grupo de Inglês tem dinamizado esta atividade como forma de:
Aproximar os alunos de uma tradição cultural de expressão internacional
Promover o interesse pela língua inglesa
Estimular a criatividade artística
Valorizar a ligação à terra e aos produtos locais
Assim, todos os anos, os alunos são convidados a participar no já tradicional Concurso de Abóboras Criativas - um momento muito aguardado que enche os espaços da escola, em particular a Biblioteca Escolar, de cor, imaginação e alegria.
Bruxinhas, caldeirões, lanternas e outras figuras misteriosas surgiram em expositores improvisados, tornando o ambiente verdadeiramente mágico!
A participação foi, mais uma vez, fantástica, tornando difícil a escolha dos vencedores!
Para além dos prémios atribuídos, todos os participantes receberam um docinho de agradecimento.
Celebrar o Halloween na nossa escola é, por isso, muito mais do que honrar uma tradição estrangeira: é reconhecer a riqueza do nosso território, promover aprendizagens significativas e criar memórias felizes entre todos.
 |
| Celebrar o Halloween |